Varicocele

Varicocele é a doença caracterizada pela dilatação das veias que drenam o sangue dos testículos, semelhante ao problema das varizes das pernas, e geralmente acomete o testículo esquerdo, podendo também estar presente nos dois testículos simultaneamente. As veias dos testículos podem se dilatar progressivamente pela lentidão do fluxo sanguíneo causado pelo comprimento longo da veia testicular esquerda associado à ausência de válvulas antirrefluxo na sua luz. Acredita-se que a varicocele tenha origem genética. Sabe-se que o homem nasce com ela e que filhos de pais portadores da doença têm duas vezes mais chance de desenvolvê-la.

 

 

IMPORTÂNCIA DA VARICOCELE

A importância da varicocele reside no fato de esta ser a causa mais frequente de infertilidade masculina, estando presente em 40% dos casos de parceiros que não conseguem engravidar suas mulheres. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a doença atinge 15% da população masculina na fase reprodutiva, considerada entre os 15 e 65 anos de idade. Ou seja, um em cada seis homens teria formação de varizes nos testículos, principal característica da doença. A explicação para a infertilidade causada pelas varizes seria pelo aumento da temperatura no interior do testículo ocasionado pelo fluxo sanguíneo lento, levando a prejuízos na fabricação dos espermatozoides. Seria como funcionários trabalhando em um ambiente quente e mal arejado. No caso da varicocele, ela aumenta em 1 a 2 graus centígrados a temperatura dos testículos, que são justamente os responsáveis pela produção dos espermatozoides. Os espermatozoides dependem de um ambiente mais frio do que o do nosso organismo (que é de 36,5ºC em média). A elevação da temperatura escrotal e testicular alteraria a função das células produtoras dos espermatozoides. Além do aumento da temperatura, concorreria para a infertilidade a deficiência de oxigenação nos testículos provocadas pelas varizes, com aumento do gás carbônico e dano ao tecido testicular.

SINTOMAS

A maioria das varicoceles não provocam sintomas nos pacientes e geralmente passam despercebidas até um médico fazer o exame físico em alguma consulta de rotina ou para investigação de infertilidade. Sintomas podem incluir:

DIAGNÓSTICO

Quando as varizes não estão visíveis, o urologista deve fazer a palpação para sentir se há dilatação, podendo ser auxiliado por um pedido de esforço ao paciente. Em geral, um exame de ultrassonografia confirma o diagnóstico. Caso o paciente não tenha feito um exame de espermograma, é prudente ao médico fazer a solicitação. Quando o paciente apresenta infertilidade causada pela varicocele, o espermograma geralmente apresenta-se com alteração na quantidade e na qualidade dos espermatozóides.

Muitos portadores de varicocele chegam ao consultório com a doença em estágio avançado, depois de enfrentar dificuldade de ter filhos, e geralmente trazendo um espermograma alterado. O ideal seria que a varicocele fosse diagnosticada e tratada bem antes, de preferência na adolescência. Daí a importância de levar o filho ao urologista no início da puberdade ou, no mínimo, procurar o médico antes do casamento para prevenir surpresas.

TRATAMENTO

O tratamento está indicado em crianças e adolescentes pelo risco de fertilidade futura e nos casos em que os sintomas estão presentes, sendo a cirurgia de ligadura e secção das veias dilatadas com auxílio de microscópico a melhor opção.

O tratamento da varicocele leva a uma melhora gradual no espermograma na maioria dos pacientes, que devem repetir o exame 3, 6 e 12 meses depois da cirurgia. É importante lembrar que o sucesso da operação não significa, necessariamente, a volta da capacidade fértil. Um terço dos indivíduos que fazem a operação tem de recorrer às técnicas de reprodução para ter um filho.

 

Etiquetas:, , , , , , , , ,

Autor

Dr. Alexandre Dr. Aranha

Dr. Alexandre Aranha Trigueiro é médico formado pela UFPB em 1997, com pós-graduação em cirurgia geral e urologia, mais de 10 anos consecutivos de experiência e milhares de cirurgias abertas, endoscópicas e laparoscópicas realizadas...

Curriculo

Perguntas e respostas

Fechar

Sua Pergunta foi enviada!

Preencha o formulário a seguir.

Nome *
E-mail *
Site (include http://)
Título *
Pergunte *

Quando o Doutor responder, sua pergunta APARECERÁ PÚBLICA na página de perguntas e respostas.

* Campo requerido