Próstata

INTRODUÇÃO

Próstata é um órgão que só o homem tem, do tamanho de uma castanha, localizado na saída da bexiga. Quando o homem vai urinar, a urina sai da bexiga e passa pelo meio da próstata para chegar no canal uretral do pênis. É como se fosse um túnel dentro da próstata por onde a urina passa.

 

A função da próstata é produzir o esperma (sêmen), substância eliminada na ejaculação e que serve de transporte e de fonte de alimentação para os espermatozóides chegarem até o óvulo. Portanto, a próstata tem um papel importante na reprodução.

 

Aos 30 anos de idade, a próstata tem um volume de cerca de 20g. A partir dos 31 anos, a próstata começa a crescer num ritmo de 0,4g por ano. Entretanto, em casos de câncer da próstata ou Hiperplasia benigna, esse crescimento se torna acelerado e a próstata pode atingir volumes de 60g ou mesmo mais de 100g, passando a exigir quase sempre tratamento cirúrgico.

 

Como a próstata possui um túnel dentro dela por onde a urina passa quando o homem vai urinar, se ela crescer para dentro deste túnel, este vai ficar estreito e a urina vai começar a demorar para sair e o jato da urina vai enfraquecer. Este aumento da próstata pode ser provocado por três tipos principais de problemas:

 

O grande segredo para a cura de qualquer doença ou pelo menos para minimizar seus problemas é sempre procurar orientação médica tão logo apareçam seus primeiros sintomas.

Nos casos das doenças da próstata acima relacionadas, a conduta é exatamente a mesma: não perder tempo com preconceitos, medicações caseiras ou consultas com o vizinho ou balconista de farmácia e procurar de imediato seu urologista quando surgirem sintomas como os seguintes:

 

 

 

A urina em azul sai da bexiga passando por dentro da próstata

A urina em azul sai da bexiga passando por dentro da próstata

 

AS DOENÇAS DA PRÓSTATA

 

Várias doenças podem atingir a próstata. As mais freqüentes são a hiperplasia benigna, o câncer e as infecções da próstata.

 

HIPERPLASIA BENIGNA

Hiperplasia benigna é o crescimento não canceroso da próstata e a principal causa de dificuldade para urinar após os 40 anos de idade.

Olhando a figura acima e vendo que a urina (em azul) passa por dentro da próstata, fica fácil entender porque a hiperplasia da próstata prejudica a saída da urina. Se a próstata aumenta de volume, a uretra se estreita e o homem poderá apresentar os seguintes sintomas:

 

– Demora para começar a urinar

– Jato de urina que pára e recomeça

– Jato da urina fraco

– Esforço para urinar

– Urinar várias vezes durante o dia e a noite, comprometendo o sono

– Ter que correr quando surge a vontade de urinar

– Gotejamento de urina após terminar de urinar

– Sensação de não esvaziar completamente a bexiga

– Impossibilidade de urinar tendo que introduzir sonda

 

 

Os pacientes que apresentam esses sintomas têm sua qualidade de vida prejudicada, podendo levar, em alguns casos, a complicações como infecções urinárias, formação de cálculos na bexiga e danos ao rim. A vida sexual também é afetada.  Se você apresenta um ou mais dos sintomas descritos, consulte um médico. Existem hoje várias alternativas de tratamento.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da hiperplasia benigna é feito a partir de uma conversa com o médico urologista e através dos mesmos exames utilizados na prevenção do câncer de próstata, que são o toque retal, a ultrassonografia e o PSA.

TRATAMENTO

O tratamento da hiperplasia benigna vai depender de vários fatores, podendo ser com medicações específicas ou com cirurgia. Para a hiperplasia da próstata, a cirurgia pode ser aberta (corte) ou por via endoscópica (pela uretra). É importante esclarecer que a cirurgia da próstata para doença benigna não causa impotência sexual ou incontinência urinária (perda involuntária de urina).

CÂNCER DA PRÓSTATA

O câncer de próstata surge quando as células da próstata passam a se multiplicar de forma descontrolada, levando a formação de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, se espalhar pelo corpo e levar à morte. Porém, a maioria dos cânceres de próstata cresce de forma lenta, dando tempo de fazer o tratamento que leva à cura.

Então, o exame de próstata uma vez por ano é importante por dois motivos: porque o câncer da próstata é um dos tumores mais freqüentes no homem e porque a chance de cura é grande quando descoberto na fase inicial. Nesta fase inicial, com o tumor pequeno, o paciente não tem sintomas, sendo esta a razão pela qual muitos homens não fazem o exame de próstata; preferem esperar por algum sintoma, que só surge quando o tumor está numa fase avançada, onde a cura é mais difícil.

A prevenção do câncer da próstata é feito com o PSA (exame de sangue) seguido pelo toque retal. O toque retal é muito importante porque o urologista desliza o dedo na superfície da próstata à procura de algum endurecimento ou nódulo suspeito.

CONCLUSÃO

Pelos problemas que a próstata pode causar, todo homem com mais de 40 anos de idade deve saber mais sobre o assunto. E as mulheres, que geralmente encaram os problemas de saúde de forma preventiva, podem ajudar alertando seus maridos, pais, outros familiares e amigos.

Estas informações fazem parte de uma iniciativa do Conselho Brasileiro de Saúde Prostática, uma entidade que reúne médicos urologistas de todo o país.

Autor

Dr. Alexandre Dr. Aranha

Dr. Alexandre Aranha Trigueiro é médico formado pela UFPB em 1997, com pós-graduação em cirurgia geral e urologia, mais de 10 anos consecutivos de experiência e milhares de cirurgias abertas, endoscópicas e laparoscópicas realizadas...

Curriculo

Perguntas e respostas

Fechar

Sua Pergunta foi enviada!

Preencha o formulário a seguir.

Nome *
E-mail *
Site (include http://)
Título *
Pergunte *

Quando o Doutor responder, sua pergunta APARECERÁ PÚBLICA na página de perguntas e respostas.

* Campo requerido