Perguntas e respostas
05/17/2013 - Jorge Pergunta: Dor no testiculo "Doutor, boa tarde, passei alguns dias sentido uma leve dor no lado esquerdo de meu testiculo,apesar de ser uma leve dor incomoda. Sumiu por um dia e essa dor voltou novamente. Comecei a senti-lá após um dia que precisei me abaixar algumas vezes por causa do trabalho, o que pode ser?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Dores no testículo pode ter origens diversas, como varicocele, cistos, hérnia, orquialgia idiopática ect. Somente examinando para dar o diagnóstico correto.
05/17/2013 - rodrigo Pergunta: duvida "doutor tenho dezoito anos mas meu penis esta do tamano de um oenis de uma criança de 10 11 anos a glande não sai é muito pequeno " foto-dr-aranha-footerResposta:
Você pode estar sofrendo de micropênis ou então tem o chamado pênis embutido, onde o pênis é \"engolido\" pelo excesso de gordura na base, que pode ocorrer nos obesos.
05/17/2013 - Lucas da silva ramos Pergunta: Hidratar o penis "Ola doutor, higieniso meu penis diariamanete, com sabao e agua as vezes sinto que minha glade esta um pouco ressecdaa. gostaria d saber se existe algum creme ou lubrificante que eu possa pasar para deixa-la um pouco mais hidratada ou se não é recomendado usar nada... " foto-dr-aranha-footerResposta:
Recomendo não usar nada e apenas fazer uma boa higienização duas vezes ao dia e após as relações sexuais.
05/17/2013 - paulo Pergunta: glande escura "olá doutor,eu passei a me preocupar por uma mancha escura na glande,no inicio achei que era por conta da masturbação ,mas o anos se passou ,e agora não sei se é bem isso pois a manchinha cresceu e minha glande ficou mais escura,principalmente na ponta da glande,me de algum conselho?o que será poderá ser?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Não sei! Procure um médico para ver a mancha e lhe dizer o que pode ser!
05/17/2013 - Frank Pergunta: Ejaculaçao precose e fimose "Dr. tenho ejaculaçao precosse mais tambem tenho fimose eu queria saber se despois que eu operar tem possibilidade de minha ejaculaçao ser mais demorada me ajude grato" foto-dr-aranha-footerResposta:
Se a causa da ejaculação precoce for um aumento de sensibilidade da glande, a cirurgia de fimose pode ajudar, mas não é garantido que vá curar a ejaculação precoce.
05/16/2013 - paula Pergunta: dores nos testiculos "oi doutora meu marido ultimamnet esta reclamando de dor nos testiculos,o do lado esquerdo esta um pouco inchado.mas para ajudar hoje ele me ligou e falou que esta com dor para urinar pode ser grave?mas ele não que ir procurar um medico isso pode ser prejudicial para ele?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Realmente, ele deve procurar um médico caso os sintomas persistam!
05/16/2013 - Gian Carlos Pergunta: Fimose "dr. eu tenho 14 anos e meu penis ainda tem a pelé que cobre a cabeça, eu consigo regaçar normalmente mas quando faço isso sinto muita sensibilidade na cabeça eu não posso encostar em nada que já sinto! isso pode ser fimose? oque posso fazer para melhorar essa sensibilidade? por favor responda em meu e-mail Gianca03@hotmail.com muito grato pela atenção" foto-dr-aranha-footerResposta:
Para melhorar a sensibilidade somente o tempo; no entanto, caso você tenha dificuldade de expor a glande no estado de ereção, é melhor fazer a cirurgia de fimose.
05/16/2013 - CLA Pergunta: sexo anal co prudencia. "Doutor, boa tarde.\\nEm 12/03/2012 fiz uma cirugia de um plicoma anal, onde tive ponto na região. Senti que meu anus ficou mais apertado e o médico disse que é normal devido aos pontos, tanto podem ficar apertador demais ou largos demais. \\nGostaria de saber se posso fazer sexo anal sem problemas depois de 1 ano da cirurgia?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Amigo, essa pergunta deve ser realizada a um proctologista ou ao médico que te operou!
05/16/2013 - NASCIMENTO Pergunta: Duvida "Dr. Aranha, boa tarde\\nGostaria de retirar uma grande duvida. Pois há dois meses atrás estava com uma dor incomodo, no testículo direito. Fui ao medico urologista e o mesmo solicitou uma ultrassonografia com doopler, sendo que o exame deu tudo normal, e também me receitou o LEVOFLOXACINO por 7 dias. Sendo que depois de duas semanas eu tive relaçao com minha esposa e verifiquei que esta saindo muito sangue no semen, alias ja identifiquei mais de 5 vezes. O que poderia ser doutor?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Sugiro que leia no TÓPICOS EM UROLOGIA o artigo sobre sangue no esperma!
05/16/2013 - wanda Pergunta: fimose "uma pessoa com 43 anos com fimose tem cura ,? ele pode engravida alguem tendo fimose? como proceder nessa cituaçao ?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Como proceder? OPERANDO A FIMOSE!
05/16/2013 - ANDRÉ GARRIDO Pergunta: vasectomia - pos operatorio "dr. fiz uma vasectomia, porém, expliquei ao médico que minha atividade era policial, e o mesmo falou que em 03 dias eu estaria apto ao trabalho. acontece que após o quarto dia eu carreguei peso e senti que o saco sangrou e abriu uma pequena fenda no meu saco direito. Estou com um pouco de medo. Sinto o saco direito agora mais inchado que o esquerdo. enquanto que o esquerdo está saradinho. O que faço? " foto-dr-aranha-footerResposta:
Procure o médico que te operou para que ele te oriente, pois pode ter havido alguma dificuldade durante a cirurgia!
05/16/2013 - Kurt Pergunta: fimose "Olá doutor, tenho 21 anos e acho que tenho fimose, so consigo expor a glande do meu pênis quando está flácido, durante a relaçao sexual com o pênis ereto eu não consigo. Procurei o médico e ele disse que não era caso de cirurgia e me receitou a pomada postec por 3 meses, usei aproximadamente por um mês e interrompi o tratamento há uns quatro meses atrás, posso voltar a usar e continuar de onde parei? Pois senti alguma melhora quando tava usando. Obrigado!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Postec é usado apenas na criança, havendo pouca eficácia no adulto. Se funcionou em você, mantenha uma boa higiene diária que é suficiente para a fimose não voltar.
05/14/2013 - daniel de assis Pergunta: sobre dst \\ "Qual a gravidade da dst \\\"crista de galo\\\" e qual seu tratamento. Foi descoebrto apenas uma verruga no penis.\\nme ajude" foto-dr-aranha-footerResposta:
Uma verruga apenas na região genital sugere que você tem grande chance de ficar curado com o tratamento, que geralmente é por cauterização cirúrgica ou química.
05/10/2013 - Diogo Batista Pergunta: Feridas no pênis "Dr. Aranha, há algum tempo apareceu uma pequena irritação no meu pênis após a relação sexual desprovida de camisinha, por ser pequena pensei que nada seria, com o decorrer de mais relações e masturbações a irritação aumentou e se transformou em feridas que ficam entre a glande e o corpo do pênis. Após a intensa vermelhidão e forte sensibilidade criam-se casquinhas como se estivessem cicatrizando, porém, quando o problema parece estar resolvido, vem o ato sexual e com ele novas irritações, feridas, cicatrização e tudo mais. Qual seria o problema?" foto-dr-aranha-footerResposta:
É provável que você tenha contraído uma candidíase, germe muito frequente no interior da vagina que, no homem, causa os sintomas semelhantes aos que você descreveu. É importante que você se consulte com um médico para que ele examine, confirme o diagnóstico e prescreva as medicações adequadas, pois a farmácia só vende estes medicamentos com prescrição médica.
05/10/2013 - giovani Pergunta: duvidas "doutor tenho 21 anos e recentemente sofri um acidente na regiao genital um acidente de trabalho apos isso durante uma semana meu penis ficou um pouco inchado e agora nao consigo ter 100% de erecao nao sinto dificuldades ao urinar...mais quando ocorre a erecao e muito rapido e perco depois ...o que esta acontecendo ??? obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Existem vários tipos de acidentes da região genital, mas em geral traumas diretos no pênis não causam disfunção erétil. Aguarde mais um pouco, relaxe e tente novamente outra relação sexual. Provavelmente, um componente psicológico diante da sua preocupação que o acidente tenha afetado o seu desempenho esteja causando esta dificuldade.
05/10/2013 - luan Pergunta: penis "doutor tenho 17 anos e tenho vergonha de ter relassoes sexuais porque desde meus 10 anos apareceu uma pinta na cabe;a do meu penis um sinal e tenho muito medo de ser grave ai la pro meu 11 12 anos apareceu outra mas nao apareceu mas queria saber se isso e uma doenca ou e normal tenho muito medo de transa e a menina nao querer acha que e contagioso me ajude doutor" foto-dr-aranha-footerResposta:
Sem ver, meu nobre, não tenho como te dizer o que é que você tem, mas se fosse alguma coisa grave, já teria evoluído e crescido nesses últimos 7 anos. Você pode ser tímido e está usando esses sinais como desculpa para evitar as relações sexuais. Pense nisso e, se for o caso, procure um médico para examinar seu órgão sexual e te tranquilizar.
05/09/2013 - leonardo Pergunta: duvidas "Ola, depois da cirurgia de fimose o penes pode cresce ???? " foto-dr-aranha-footerResposta:
A cirurgia de fimose não interfere no tamanho do pênis!
05/09/2013 - jefeson Pergunta: cirurgia "ola doutor eu tenho um companheiro de 65 anos somos homosessuais ele fez cirurgia da prostata 17 04 2013 gostaria de saber quanto depois de quanto tempo podemos voltar a ter sexo anal grato" foto-dr-aranha-footerResposta:
Amigo, sugiro que pergunte ao médico que operou o seu parceiro!
05/08/2013 - Marcorélio Silva Pergunta: Calculo na Feriu Uretra na Glande "Dr Alexandre, após 24 horas tentanto tirar um calculo renal trancado na glande e sem urologista de plantao no hospital pelo SUS e com a Urina sem poder sair, um clinico Geral com conhecimentos em Cirurgia, resolveu com meu consentimento retirá-la com uma pinça cirurgica, pois o calculo estava ha apenas 5mm da saída.Porém ao retirá-lo, causou ferimentos internos neste local. Ele me prescreveu ciprofloxacino de 500mg para evitar infecção, mas acontece que há uma ferida aberta no local decorrente desta retirada.Quando urino, doi e arde um pouco e as vezes sai uma gotinha de sangue. Pergunto: devo introduzir algum cicatrizante no local e qual? por ser interno e local umido a cicatrização acontece por si só e pode levar algum tempo?\\nAguardo" foto-dr-aranha-footerResposta:
Esta região da uretra cicatriza de maneira rápida mas, dependendo da extensão dos ferimentos, a cicatrização pode causar um estreitamento da ponta do canal do pênis. No caso, resta apenas aguardar!
05/08/2013 - Léo Menezes Pergunta: Lesões no pênis "Boa tarde! No início do ano minha glande começou a \\\"esfarelar\\\" na parte inferior, ficou mais seca e causou vermelhidão, coceira e até pequenos sangramentos em alguns pontos da glande e do prepúcio, às vezes até mesmo na hora de lavar. Passei a usar cremes comuns para pele com o intuito de hidratar a glande e melhorou bastante, diminuindo a vermelhidão e acabando com a coceira e sangramentos. Mas na parte inferior da glande minha pele ainda está um pouco avermelhada e com um aspecto flácido. E na parte logo abaixo da glande a pele aparenta querer arrebentar. Só fiz sexo sem camisinha uma vez na vida, cerca de 6 meses antes desses sintomas começarem. O que pode ser isso? Pode ser uma DST, uma irritação ou uma inflamação? Desde já, agradeço!" foto-dr-aranha-footerResposta:
É possível que se trate de uma infecção por fungos. Procure um médico para que ele confirme o diagnóstico e prescreva os medicamentos adequados.
05/07/2013 - ANTONIO JOSÉ PINHEIRO FERRAZ Pergunta: EPIDIDIMO "Boa tarde Dr. Alexandre, preciso tirar uma dúvida, tenho um cisto de 3mm na cabeça do epididimo e hidrocele simples bilateral, o mesmo esta me incomodando, é caso de cirurgia, e que tipo de anestesia posso tomar.\\n\\nagradeço\\nabraço\\n\\nantônio." foto-dr-aranha-footerResposta:
Pode ser caso de cirurgia, mas antes tente um tratamento com algum antiinflamatório.
05/06/2013 - Bruno Pergunta: Uretra " Uma semana atrás operei para a retirada de uma pedra que estava no canal, fiquei com o cateter por uma semana, na retirada do mesmo foi notado que minha uretra estava inflamada, e o dtr me disse que minha uretra é dividida em dois devido a uma má formação, faz quatro dias que estou sem o cateter e estou urinando com um jato menor do que anteriormente, há risco da uretra se fechar?? outra pergunta, na tomografia que apontou para a pedra tambem mostrou que tenho um diverticulo de 3cm x 2cm na parte posterolateral direita da bexiga, isto é grave? é necessário operar novamente? obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Amigo, sua cirurgia é muito recente e tenho evitado comentar sobre o pós-operatório de meus colegas urologistas. Sugiro que entre em contato com o médico que operou você e tire todas as suas dúvidas com ele. Boa sorte!
05/05/2013 - Gabrielle Pergunta: duplo j "boa noite Dr.\\nRealizie uma cirurgia renal por video de desobtrução do canal do rim que era estreito, fazem 3 semanas que estou com o duplo j e devo retirar daqui a 2 semanas, gostaria de saber se posso ter relação sexual estando com o cateter, atualmentenão sinto nenhum encomodo, urino normalmente e ainda estou tomando antibioticos.\\nobrigada!!!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Essa questão é polêmica. Sugiro que pergunte ao médico que operou você!
05/04/2013 - Rafael Pergunta: Sensibilidade! "Caro Doutor, fiz a 24 dias a cirurgia de fimose, tenho 33 anos, sempre tive muita sensibilidade na glande.\\n\\nAgora na recuparação ainda não consigo encostar na glande, sensibilidade muuuuuito grande, estou preoculpado. Gostaria de saber se existe algum medicamento para diminuir essa sensibilidade extrema." foto-dr-aranha-footerResposta:
Infelizmente não existe e o tempo vai se encarregar disso!
05/04/2013 - André Pergunta: Sinal "Tenho um sinal na glande é câncer ?ou podemos ter sinal normalmente na glande?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Daqui não consigo ver se o sinal que você tem na glande é câncer. Sinais podem estar presentes em qualquer local, inclusive na glande!
05/04/2013 - ildo sousa Pergunta: crurgia "fiz uma cirurgia para retirada de um cisto no testículo esquerdo gostaria de saber quanto tempo leva para desinchar,e quanto leva para fazer sexo" foto-dr-aranha-footerResposta:
Orientações pós-operatórias variam muito de médico para médico, de forma que seria bom você perguntar ao médico que te operou!
05/04/2013 - Gustavo Allexandre Pergunta: Penis do Meu Sobrinho "Meu Sobrinho tem 17 anos e nunca tirou a cabeça do Pênis pra fora , e toda vez que ele quer tirar ele diz como se não tivesse coragem e meio que doi pouco . e quando ta Duro ele tenta tirar mais não consegue . elle diz que não tem como sair por causa que a abertura não é muito grande e não tem como deixar a cabeça do Pênis passar . o que elle faz tem que passar por cirurgia , pra abrir mais pra a cabeça poder passar ?" foto-dr-aranha-footerResposta:
FIMOSE e deve ser operado!
05/01/2013 - carlos viana da silva Pergunta: firmose "Doutor,vou fazer minha cirurgia c/ o senhor, costaria de saber quanto tempo leva p/ minha recuperação.obrigado." foto-dr-aranha-footerResposta:
Te operei mais rápido do que a resposta para a sua pergunta! Sua cirurgia foi ótima e a recuperação será rápida!
04/30/2013 - Edicarlos Pergunta: Dor nos testiculos e no anus "Tenho 35 anos, e no ano passado acho que exagerei na masturbação e saiu sangue no esperma depois disso senti dores nos testiculos e no reto, fui no medico fiz varios exemes de sangue no esperma ultrassons de prostata e urina e nao deu nada mas a dor volta com algum tempo depois passa e fica um tempo sem vim acho q deve ter algum vaso no penies q machucou por forçar muito a ejaculção to preocupado com iss, o q opode ser ??" foto-dr-aranha-footerResposta:
Sangue no esperma pode ter várias causas. Sugiro que vá ao item tópicos em urologia neste site e leia o artigo \"sangue no esperma\".
04/29/2013 - Sandro Rogerio Vitor Pergunta: REMOÇÃO DA PELE GRUDADA C POSTEC "Meu filho tem 2 anos e 10 meses. Ele tinha a pele do pênis grudada na glande e o urologista receitou o uso de postec por 40 dias e o retorno. Usamos o período recomendado mas mesmo assim a pele continuava grudada. Ele forçou a pele até removê-la, sem anestesia e acredito q feriu o pênis, pois há sinais de esfolamento. Ele sente muita dor, mesmo após uma semana ter se passado. Ele segura a urina c medo da ardência e por vezes grita muito de dor, chega a encolher o corpo, rolar, pular e n nos deixa lavar, passar pomada ou abrir a pele p expor a glande. Isso é normal? Qto tempo leva p cicatrizar? Há alguma coisa q pode ser feita p aliviar a dor? Como devemos tratar à partir de agora?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Seu filho tinha um problema chamado SINÉQUIA PREPUCIAL, onde o prepúcio nasce colado à glande. Geralmente, o tratamento é o descolamento sob uma anestesia semelhante à anestesia para cirurgia de fimose, pois o descolamento é bastante doloroso. Após descolar, fica uma área de escoriação, bastante sensível e dolorosa, que cicatriza espontaneamente ou pode ser aplicado uma pomada cicatrizante, tipo colagenase.
04/29/2013 - weber mesquita Pergunta: Glande "ola Doutor Alexandre tudo bem? gostaria de tirar uma duvida com o senhor moro muito longe para uma consulta é o seguinte.. Eu consigo expor totalmente a glande com o pênis ereto, porem ontem resolvi deixar ela exposta para diminuir a sensibilidade e hoje notei que o pênis ficou um pouco inchado gostaria de saber se isto é normal se posso continuar a deixar ele exposto, pois não queria recorrer ao método cirurgico.espero uma resposta grato..weber mesquita" foto-dr-aranha-footerResposta:
Esse método de deixar a glande exposta provavelmente não vai ser muito duradouro e nem vai causar o efeito desejado de diminuir a sensibilidade do pênis. E a cirurgia não está recomendada para reduzir a sensibilidade.
04/28/2013 - felipe dias Pergunta: varicoceli "tenho 19 anos pensso en casar um dia ,suspeito de ter varicoceli sinto umas dores me emcomodando ,será que posso ser esterio ou ainda a uma esperança ,me ajude por favor!!!!!!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Amigo, nem toda varicocele causa infertilidade ou esterilidade. Você deve fazer um exame de espermograma para tirar sua dúvida.
04/28/2013 - Charlot Pergunta: Próstata "Quanto tempo depois da cirurgia com laser para retirada da próstata pode voltar a ter atividade sexual?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Geralmente após 30 dias
04/28/2013 - Paulo H Pergunta: Fimose " Bom dia,doutor!\\n Desde de pequeno tenho uma certa dificuldade em expor a glande...durante as relações sexuais ou com o pênis ereto eu consigo expor,com alguma dificuldade e para retornar também..eu me lembro que na infância sofri vários \\\"traumas\\\" no prepúcio,lembro-me de \\\"prender\\\" a pele no zíper da calça por diversas vezes...até hoje me lembro da dor que sentia nesses momentos.\\n Hoje quando exponho a glande,percebo logo abaixo algo que lembra um anel e que \\\"enforca\\\" o pênis e também dificulta o retorno da pele...quando retorno a pele percebo que que a parte que forma esse \\\"anel\\\" é justamente os primeiros 5mm no início do prepúcio...\\n Minhas dúvidas são:existem outras alternativas à circuncisão?Se apenas uma pequena parte causa esse incômodo(cerca de 5mm de pele),posso retirar somente uma parte do prepúcio?Nas operações de postectomia,sempre removem todo o prepúcio?Poderiam retirar somente essa parte?E pomadas a base de valerato de betametasona resolveriam esse problema,já que é uma área pequena?E sobre Prepucioplastia,apenas alargar o prepúcio,resolveria o meu caso?\\n Somente faria postectomia se fosse o último recurso,pois não quero ser mutilado e ver meu prazer diminuir consideravelmente...\\n Fico no aguardo,obrigado e bom dia!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Seu diagnóstico é, sem dúvidas, uma FIMOSE. O tratamento é por cirurgia e a quantidade de pele a retirar pode ser combinado com o urologista que vai operar. Qualquer outro tipo de cirurgia é improviso!
04/28/2013 - Raphael Deghany Pergunta: Sensibilidade "Dr Alexandre... a 1 ano fui diagnosticado com sifilis, tomei 8 penicilina retornei ao medico e já tava tudo ok.... so que depois do tratamento o meu pênis ficou super sensível, toda relação que eu tenho acaba fazendo mini corte que são bastante doloridos, ate na masturbação as vezes causa esses ferimentos, os ferimentos não são na glande e sim ao redor dela... seria por causa da penicilina? pq antes do tratamento não era assim, tinhas os ferimentos que toda relação tem mais era normais, não doia e cicatrizava já no outro dia.... Existe alguma pomada ou creme que eu possa passar pra que volte ao que era antes? AGUARDO SUA RESPOSTA E DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Pela descrição, existe uma possibilidade importante de que você esteja com uma inflamação no pênis, que provoca aumento da sensibilidade e fragilidade da pele com cortes ao redor do prepúcio. É importante uma consulta com um especialista para confirmar ou não o diagnóstico e prescrever medicamentos adequados à base de creme e comprimidos.
04/27/2013 - Fernando Souza Pergunta: Fimose "Doutor, tenho 27 anos e tenho fimose grau 3, e algumas semanas atrás, estava aparecendo micro-fissuras(rachaduras) na pele, toda vez que eu ia expor a glande, notava que forçava a pela e que criava essas micro-fissuras, ao meu ver por causa do estreitamento da pele, li vários relatos sobre a cirurgia(postectomia) fiquei assustado tanto com o pós-operatório e principalmente com sensibilidade da glande, imagina eu que sempre tive essa proteção, cobertura(pele) da glande, não me imaginava sem ela e como ia incomodar ela raspando na cueca, short, toalha ou algo do tipo. Aí li sobre a pomada \\\"postec\\\" e resolvi usa-la e comecei a usar na segunda-feira, 2 vezes as dia, a tarde e a noite, massageando todo o corpo do pênis, expondo e retraindo a glande. Hoje, faz 6 dias que estou usando, o resultado incrível, consigo expor a glande naturalmente sem nenhum desconforto, e sem fissuras, percebi que pele esticou/cedeu, está perfeito, Minha dúvida é se continuo usando a pomada ou corto o uso, e se cortar o uso vai voltar aparecer essas micro-fissuras? \\nAgradeço desde já." foto-dr-aranha-footerResposta:
Não há garantias de que a pomada vai causar uma ação duradoura na cura da sua fimose. Você deverá usar por 30 dias e interromper para fazer o teste. Essas pomadas são à base de corticóides que, quando utilizadas durante um período muito longo, pode trazer outros problemas para o paciente. Sendo assim, caso não resolva, o jeito vai ser operar!
04/26/2013 - Francisco Roberto de Menezes Pergunta: Trauma de uretra "Ola Dr Alexandre, paz e bem. Estou com algumas duvidas, sofri um acidente de trabalho (queda a cavaleiro) e bati na região perineal, em um andaime de ferro, não ouve cortes, deslocamento de próstata, fraturas na bacia, pênis nem escroto . Foi feito raio x, ultrassonografia e uretrocistografia, neste o contraste injetado na uretra pela glande percorreu até o trauma não chegando a bexiga, foi injetado também na bexiga pela citostomia no entanto o contraste não percorreu a uretra. No momento estou de alta usando a citostomia pois não consigo urinar e aguardando o retorno para novos exames. \\n Minha duvida é quais outros exames existem alem desses citados para um diagnostico preciso e em caso de rompimento, lesão ou esmagamento da uretra quais os possíveis procedimentos . Desde já muito obrigado e um forte e fraterno abraço.\\n\\nobs. Sou usuário do S.U.S\\n" foto-dr-aranha-footerResposta:
Está faltando somente agora marcar a cirurgia, que deve ser a princípio por via endoscópica através da uretra (canal da urina do pênis).
04/26/2013 - madriani pimentel nascimento Pergunta: cateter J "o meu esposo tirou uma pedra que estava na via urinari colocaram um cateter J nele colado em um esparadrapo gostaria de saber como faço para fazer a limpeza no penis dele" foto-dr-aranha-footerResposta:
Nunca vi esse tipo de fixação do cateter duplo jota!
04/25/2013 - jorge Pergunta: ereçao "boa tarde dr.fiz um procedimento de retirada da prosta e fiquei sem ereçao estou tomando cialis dia faz 20 dias e nada acontece oque esta erado comigo isto e normal tenho 58anos nao fumo nao bebo" foto-dr-aranha-footerResposta:
Problemas de ereção depois de uma cirurgia de próstata depende da doença que motivou a retirada e do tipo de cirurgia realizada. Você deve voltar ao médico que te operou para que ele reveja as causas para a sua disfunção erétil.
04/24/2013 - isael cesar filho Pergunta: CONSELHO MÉDICO "Tenho 71 ano. Há dois anos retirei a próstata, em virtude do início de um câncer. Tenho feito exames periódicos e, graças a Deus, tudo normal. Só existe um pequeno problema: minha ereção ficou prejudicada e minha libido, também. Informaram que eu devia fazer uma reposição hormonal, usando DURATESTON 250. Tenho consulta marcada com meu urologista, dia 30 de maio de 2013. Gostaria de saber do sr. se o durateston pode ser tomado por quem retirou a próstata e se o efeito será benéfico, no meu caso.\\nQuem me aconselhou a usar tal medicamento não foi médico, foi um usuário que disse ter se dado muito bem. Caso não possa, indique um outro medicamento para aumentar a libido e a ereção. Agradeço a gentileza da resposta. abraços." foto-dr-aranha-footerResposta:
A cirurgia da próstata por causa do câncer sempre deixa o paciente com um certo grau de impotência. Por outro lado, o câncer da próstata cresce devido a estímulos do hormônio testosterona. No seu caso, tem dois agravantes que causam a impotência: a cirurgia e a idade, que além de piorar a ereção, pode ter também associado a andropausa. Primeiro, deve-se fazer a dosagem sanguínea de testosterona livre e total e descobrir se estão baixos. Caso o seu nível de hormônio esteja baixo, seu urologista vai ter que avaliar muito bem a reposição pois, se por um lado você pode restaurar a libido, por outro, caso tenha alguma célula cancerosa, a reposição pode estimular esta célula a crescer e se multiplicar mais rapidamente. Caso a testosterona esteja em níveis normais, aí poderia ser prescrito medicamentos tipo viagra, cialis, levitra ou similares. Mas tudo isso depende não só da testosterona, mas de uma série de outras coisas, outros exames e, principalmente, do bom senso. Boa sorte!
04/23/2013 - RICARDO Pergunta: DUVIDA "DR. FIZ SEXO ANAL COM CAMISINHA E ELA ROMPEU, COM UMA SEMANA APARECEU LESÕES EM VOLTA DA GLANDE E PASSEI UMA POMADA CHAMADA QUADRIDERM ATÉ O DIA DA CONSULTA COM O UROLOGISTA. A LESÃO SUMIU,SÓ QUE FICOU DENTRO DA GLANDE NA PONTA, NA BEIRA DO CANAL UMA MASSA DURA QUE NÃO DOI, PARECENDO UMA BOLINHA, QUE SÓ DÁ PARA PERCEBER SE APERTAR A GLANDE, ESSA MASSA ESTÁ ME CAUSANDO PROBLEMAS NA HORA URINAR, POIS A MICÇÃO SAI ESPALHADA PARA TODOS OS LADOS E MOLHA TUDO. SÓ NO DIA DA CONSULTA EU FALEI O QUE ACONTECEU PARA O UROLOGISTA E ELE PEDIU EXAMES DE HIV, HEPETITE A,B e C, SIFILIS, O RESULTADO DEU POSITIVO PARA SIFILIS E O DR. PASSOU BEZETACIL E PARA A MASSA DURA ELE PASSOU UMA POMADA CHAMADA CANDICORT, PASSEI UMA SEMANA NA GLANDE EMPURRANDO A POMADA PARA DENTRO DA GLANDE E FORA, NADA ACONTECEU, A MASSA ESTÁ AQUI, AINDA, PESQUISEI E NÃO ACHEI NADA SOBRE ISSO. VOU VOLTAR NO MEU MÉDICO DIA 24/04/2013, NOTEI QUE ELE TEM DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO. ESSA MASSA NÃO DOI, NÃO CRESCE E É DURA, EU APERTO E NÃO SAI NADA PELO CANAL. O SR. PODE ME DIZER O QUE É ISSO? NÃO SE TEM ASCESSO A ESSA MASSA ELA ESTA DENTRO DA GLANDE NA PONTA DO PENIS, É SÓ APERTANDO A GLANDE QUE SE SENTE ELA.\\nME AJUDE DR.\\nABRAÇO,\\nRICARDO." foto-dr-aranha-footerResposta:
Existe a possibilidade de se tratar de um condiloma uretral, mas massa não seria tão endurecida assim. Sendo uma massa dura e causando um jato urinário espalhado, minha primeira hipótese seria um cálculo (pedra) impactado dentro da uretra. Ficaria grato em saber do diagnóstico assim que você descobrir.
04/22/2013 - Elizabeth da Frota Pergunta: cistotomia "meu pai ja usa a cistotomia a 5 anos,so que agora não esta mais funcionando,pq vaza urina por cima onde esta a cistotomia,o medico explica que a bexiga dele está atrofiando,por isso vaza.nesse caso,o que fazer?" foto-dr-aranha-footerResposta:
A bexiga pode estar tendo contrações involuntárias, causando um extravasamento de urina ao redor da sonda. Essas contrações ocorrem em pacientes paraplégicos, infecção urinária e outras condições clínicas. Mas antes disso, é importante verificar se a sonda não está entupida!
04/22/2013 - Virgilio Pergunta: Vermelhidão e diminuição do tamanho da glande e curvatura do "Dr. Alexandre, Há poucos meses observei uma vermelhidão na minha glande acompanhada de um pouco de coceira e também de sensibilidade na hora das relações ou mesmo masturbação, notei também que após as mesmas ficava inclusive um pouco dolorido ao toque ou um pouco de ardência. Mesmo fazendo a higiene normalmente com sabão não passava, somente vindo a melhorar ao usar sabonete higiênico feminino, mesmo assim não sinto que tenha sanado definitivamente o problema. Outra coisa passei a observar que minha glande está diminuindo de tamanho quando o pênis ereto, como se estivesso afinando na ponta, ao mesmo tempo percebo que ele está ficando com uma certa curvatura, antes, mesmo com o pênis ereto eu conseguia cobri-lo com o prepucio e hoje já está mais dificil. O que poderia ser? Infecção e/ou Peyronie? Ah, faço uso de finasterida há algum tempo! \\nAbraços" foto-dr-aranha-footerResposta:
Tudo leva a crer que se trata de uma micose (infecção fúngica), que é tratada à base de creme e medicação oral específica.
04/20/2013 - Alan Pergunta: HERNI INGUINAL "DR......Tive hernia inguinal estou me recuperando faz 30 dias e já tive relação e agora de vez em quando sinto dores agudas sera q rompeu alguma coisa....agradeço se responder....." foto-dr-aranha-footerResposta:
Não tenho como responder pois existem vários tipos de técnicas cirúrgicas para corrigir hérnia inguinal, além da colocação ou não de uma tela de prolene.
04/19/2013 - Yan Pergunta: Ian "dr. tenho 19 anos e quando esta ereto a pele chega só ate a metade, mais eu sinto q o freio eh q segura mais, a pomadas para resolver isso?? ou só a cirurgia?? nao tenho dinheiro para ir ao medico, estou na fila do sus, creio que ira demorar quase um ano para ser atendido, posso mandar algumas fotos para voce??" foto-dr-aranha-footerResposta:
Não precisa mandar fotos, pois sua descrição foi suficiente para concluir que você tem fimose, cujo único tratamento é a cirurgia.
04/19/2013 - Alexandre Pergunta: Prepucio "Olá Dr.Alexandre, Após Relação Sexual ouve o rompimento do freio, e parei com as relações mas de uns dias o prepucio comecou inchar \\nquando puxo a parte de dentro está inchada oque pode ser? . Obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Está inchado por causa da reação inflamatória decorrente do rompimento do freio. Recomendo compressas de 15 minutos com gelo 4 a 5 vezes por dia.
04/18/2013 - Sandro Oliveira Pergunta: perda de elasticidade e inchaço na pele do pênis "Dr alguns meses atras apos ter uma relaçao forte meus penis ficou com lesoes na pele que parecem estrias depois disso nao pude ter relaçoes com miha esposa por um tempo pois ficou inchado e muito dolorido com cortes e sangramento a pele esta grossa a glande do penis nao sai com facilidade melhorou apos um tempo tive nova relaçao e apos alguns dias novamente a mesma coisa nao consigo nem penetrar minha esposapois esta muito grossa a pele do penis! " foto-dr-aranha-footerResposta:
Você deve ter desenvolvido uma fimose transitória por infecção, que deixa o prepúcio todo cortado. Deve aplicar cremes antiinflamatórios, mas é importante afastar doenças como o diabetes, fazendo um exame de glicose no sangue.
04/17/2013 - rosangela gonçalves nepomuceno Pergunta: Me ajude... "Dr. Alexandre, o meu irmão tem 61 anos, a 2 anos atrás foi feito o exame de prostata e deu uma alteração, mas como é muito teimoso não fez a biopsia que o médico pediu. Agora na semana passada saiu o resultado de uma biopsia que ele teve que fazer urgente; O resultado é o seguinte: A próstata mede 5,5 x 4,3 x 6,0cm e tem 68,4g. As glândulas internas e a zona periférica tem ambas textura homogênica. As vesículas seminais sem alteração. Por favor me explica o que isso quer dizer, sei que ele está com cancer mais ele é muito ignorante e não quer que a gente saiba da real situação da doença. Muito obrigada." foto-dr-aranha-footerResposta:
O resultado descrito acima está mais para uma hiperplasia prostática benigna do que para um câncer da próstata. Ele deve ir a um urologista, fazer um PSA, que é um exame de sangue, seguido de um exame de toque, para elucidar melhor o diagnóstico.
04/14/2013 - josé costa Pergunta: RTU "Dizem que a RTU é um procedimento simples. Gostaria de saber se após esse procedimento, quantos dias o paciente pode voltar a dirigir veiculos leves ( corsa) e quando pode fazer caminhadas por uma hora diária e ter relações sexuais?\\n" foto-dr-aranha-footerResposta:
Apesar de simples, o procedimento de RTU (cirurgia endoscópica da próstata) requer cuidados como qualquer outra cirurgia de médio porte, pois existem riscos de sangramento tardio caso o paciente se exceda nos esforços físicos. Mas depois de 30 dias, as atividades citadas por você estariam liberadas (até antes dependendo da cirurgia).
04/14/2013 - maria da penha Pergunta: 158652710116 "gostaria de saber sobre a cirurgia de r.tu de prostata para pessoa com mais de 75 anos quais os riscos " foto-dr-aranha-footerResposta:
Quanto à idade, não há contra-indicação para a Ressecção TransUretral da Próstata, desde que o paciente esteja em boas condições clínicas. Quanto ao risco, depende de uma indicação precisa, pois próstatas maiores são melhores tratadas por uma cirurgia via aberta. Fora isso, uma boa equipe de anestesia, cuidados com uso transoperatório de antibióticos e uma técnica cirúrgica prudente e cautelosa por parte do urologista ajudam a minimizar possíveis complicações.
04/11/2013 - josé claudio galindo Pergunta: fimose "tenho 32 anos e tenho um estreitamento do prepúcio isso é fimose ?\\na respeito da cirurgia após ela a sencibilidade ñ encomoda?\\nobrigado " foto-dr-aranha-footerResposta:
Se o estreitamento do prepúcio causa dificuldade para expor a glande, seja na flacidez ou na ereção, então você tem fimose. Após a cirurgia, a região da glande fica meio sensível, mas somente durante um tempo.
04/10/2013 - Kaio Pergunta: Ropimento do freio "Olha,Eu tive a primeira relaçao sexual,e transei um pouco forte,com isso o meu freio se rompeu nao completamente,ja tem kase uma semana,melhorou um pouco,mas nao consigo expor minha cabeça novamente para fora,pois a pelinha k segura arde muito,keria saber se devo espera cicatrizar?e quanto tempo demora para eu pode volta ter relaçao sem dor nenhuma?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Somente pode voltar a ter relação sexual após a cicatrização total, cujo tempo varia de paciente para paciente. O risco é que, depois que rompe uma vez e se o rompimento não for completo, a chance de romper novamente é grande. Para mais informações, você deve procurar o seu urologista para que ele o examine.
04/10/2013 - Agildo Santos Pergunta: Fimose "Dr°, boa noite, tenho 26 anos e, recentemente,passei por uma relação sexual em que, no ato, ocorreu o rompimento da pele q cobre a glande.Há poucos dias, tive outra relação e novamente saiu sangue da pele q liga a glande. Isso é normal? Se não, qual o procedimento mais adequado?" foto-dr-aranha-footerResposta:
O procedimento mais adequado é suspender as relações sexuais e fazer uma consulta com o seu urologista.
04/08/2013 - Rodolfo Pergunta: glande inchada "bom dia Dr. \\ndepois da transa (vagina e anal) a glande e a pele que cobre a mesma ficou muito inchada e doendo (incomodando muito), nunca tinha ficado assim...não tenho fimose (qdo puxo a pele a cabeça descobre normal)\\nminha namorada esta normal, sem nenhuma alteração. Notei que semanas atras a galnde tem ficado com manchinhas vermelhas que descama depois de 1 semana (+-)some.\\no que fazer???\\nObg" foto-dr-aranha-footerResposta:
Sua descrição sugere que você esteja com uma inflamação na glande e prepúcio, que se denomina balanite ou balanopostite, que pode ser de origem bacteriana ou fúngica, haja vista que você teve relação anal e vaginal. No caso, seria importante tomar medicamentos específicos e aplicar um creme na região afetada. Entretanto, tais medicações só são vendidas com receita médica.
04/06/2013 - Bruno Pergunta: Dor Abdominal "Dr. Alexandre, no ultimo mês tive fortes dores abdominais, em uma delas fui parar no hospital. Fiz ultrassonografia e exame de sangue e urina. Nos exames de urina e imagem deram normais, no de sangue apareceu Leucocitose. A dor vai e volta com os dias. Na última \\\"crise\\\" senti uma certa dificuldade em urinar, ardência e percebi uma pequena diminuição do fluxo de urina, mesmo bebendo bastante água. Também vomitei. Não tive febre. Algumas pessoas me disseram que poderia ser coluna, mas ainda prefiro uma analise de um urologista. Dependendo dessa primeira analise procurarei sua clinica. Aguardo resposta." foto-dr-aranha-footerResposta:
Faltam muitos detalhes na sua história para que eu suspeite de algum diagnóstico. A princípio, as dores renais são causadas, principalmente, por cálculo ou infecção urinária, que não apareceram nos seu exames. Caso a dor persista, sugiro que procure um urologista para que o mesmo faça outras perguntas, examine-o e dê um diagnóstico mais preciso.
04/03/2013 - bruno Pergunta: Hidrocele e prostatite "Olá dr,\\n\\ntenho hidrocele e prostatite crônica. Gostaria de operar a hidrocele, mas meu médico teme que bactérias da próstata migrem para o testículo, causando orquite e prejudicando o pós-operatório, visto que sinto dores nessa região também. Ele me recomendou o tratamento de aspiração e escleroterapia, mas não o realiza. O sr. faz esse tratamento, ou conhece alguém que o realiza? Muito grato." foto-dr-aranha-footerResposta:
Atualmente, o tratamento recomendado para a hidrocele é a cirurgia aberta, estando totalmente contraindicada a aspiração e escleroterapia, que já foi um tratamento realizado há várias décadas atrás, mas se mostrou ineficaz, com grande chance de retorno da hidrocele e problemas de aderência ao testículo. Portanto, esse tratamento é ultrapassado e, desta forma, eu não o realizo. Por outro lado, não existe qualquer possibilidade de bactérias da próstata atingirem o testículo por causa de uma cirurgia de hidrocele, não podendo ser esta um motivo para não se realizar uma cirurgia pela técnica tradicional.
03/31/2013 - Diego Pergunta: Pós operatório fimose "Doutor tenho 23 anos e fiz minha cirurgia da fimose a 12 dias, mas pesquisando na internet vi que a maioria das pessoas fala que a glande fica 100% exposta tanto flácido quanto ereto após a cirurgia, porém a minha não fica 100% exposta fica só metade dela gostaria de saber se isso é normal e se depois de um certo tempo realmente ela vai ficar totalmente exposta." foto-dr-aranha-footerResposta:
Isso vai depender de vários fatores, mas principalmente da diferença do tamanho do pênis entre ele flácido e em ereção. Se o pênis em flacidez for muito menor do que ele em ereção, então é provável que a pele fique recobrindo a glande na flacidez, pois deve ter um pouco de pele sobrando para que ela não fique tensa ou muito esticada quando o pênis crescer.
03/29/2013 - Andre Pergunta: Acheflan "Dr, tenho dores na região do pubis e dos testículos. Fiz uso de acheflan aerosol nesses dois locais.\\n\\n\\nEsse produto pode causar algum problema se utilizado nessa região? usei por um bom tempo em doses exageradas. \\n" foto-dr-aranha-footerResposta:
Não é muito comum usar esse tipo de via de aplicação para dores nos testículos. Geralmente prescrevemos medicações por via oral à base de comprimidos.
03/28/2013 - Antonio Roberto Da Silva Pergunta: parafimose "é possivel depois da cirurgia de fimose o penis desenvolver a parafimose?passei por cirurgia a mais de tres meses,e ainda continua inchado na base do penis sem voltar a pele;o que faço?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Se a base do pênis continua inchada após 3 meses de cirurgia, recomendo que procure o médico que realizou o procedimento para que ele avalie o que está ocorrendo.
03/28/2013 - joão sousa anjos Pergunta: sofri acidente trabalho faturei Bacia e Uretra Posterior "Boa tarde DOUTOR,mim Chamo João e tenho 28 anos, sofrei um acidente de trabalho e faturei a Bacia, na qual já fiz a cirurgia e estou mim recomperando e estou \\ncom Cistostomia (sonda na barriga), os médicos mim deram alta e estou sempre passando com ele, e a cirurgião para a ligação da Uretra é só com 3 meses, é isso mesmo doutor? Estou um pouco preocupado com a cirurgia o que o senhor mim fala? e qual é a região da cirurgia?\\n\\ngrato,\\njoão anjos" foto-dr-aranha-footerResposta:
O trauma de uretra decorrente de fratura de bacia pode ser leve ou grave, dependendo da intensidade da lesão. Quando não é possível colocar uma sonda pela própria uretra, faz-se uma cistostomia e aguarda-se 3 meses para reconstituir o caminho normal da urina que é pelo pênis. O local de acesso da cirurgia dependerá da gravidade da lesão, podendo ser por via uretral (endoscópica) ou por via perineal.
03/27/2013 - fabio Pergunta: DUVIDA DE CIRURGIAS "OLA DOUTOR MEU NOME É FABIO E EU TENHO 30 ANOS DE IDADE,VENHO AQUI FAZER A SEGUINTE PERGUNTA AO SENHOR:GOSTARIA EU DE SABER SE NO CASO DE EU TER FIMOSE E UMA HERNIA INGUINAL PROXIMO A VIRILHA DO LADO DIREITO GOSTARIA EU DE SABER SE POSSO FAZER AS DUAS CIRURGIAS AO MESMO TEMPO,OU SEJA,NO MESMO PROCEDIMENTO?\\n\\nobrigado pela compreensao e fico grato pelo esclarecimento" foto-dr-aranha-footerResposta:
As duas cirurgias podem ser realizadas ao mesmo tempo, uma seguida da outra, sem problema algum.
03/26/2013 - Breno Pergunta: Rompimento de \\ "Bom dia, tendo relação com minha namorada rompi o \\\"freio\\\" sangrando muito e deixando assustado, porem hoje sinto apenas dolorido e queimação pois tem apenas 2 dias é normal? E em média qto tempo leva a cicatrização completa? Porem procurei um urologista ele me indicou uma pomada cicatrizadora e segundo ele deveria fazer a cirurgia para evitar problemas futuros, realmente é aconselhavel ou isso varia pode cicatrizar e nem ter mais esse tipo de problema? " foto-dr-aranha-footerResposta:
Uma cicatrização completa pós rompimento do freio é prolongada, podendo levar até 30 dias, isso porque as bordas de pele da lesão ficam afastadas; quando aproximamos essas bordas com um fio de sutura, a cicatrização se acelera.
03/26/2013 - Roberto Pergunta: baixa potencia. "bom dia doutor,estou passando por um problema a algum tempo já fui ao,ele me passou exames e nos resultados deu baixa produção de testoterona que é a causa de seu sentir tesão mais o pénis não ficar muito duro,por favor me responda e um remedio para isso?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Se seus níveis de testosterona estão baixos, deve-se investigar a origem deste problema e, em seguida indicar um tratamento. Se a causa encontrada é uma baixa produção do hormônio, está indicada a reposição.
03/25/2013 - antonio jode do nascimento Pergunta: disfuncao eretil "tomo cialis diario mi sinto bem com ele, posso continuar tomando pois nao tenho nem um efeito colateral agora o viagra mi faz mal , posso continua a tomar o cialis diario dr" foto-dr-aranha-footerResposta:
Existem várias medicações para o tratamento da disfunção erétil, de forma que cada pessoa se sentirá melhor com um tipo do que com outro. Se você já se dá bem com o cialis, sugiro que não troque por outro.
03/24/2013 - José Carlos Silva Pergunta: Antecipação da ereção "Doutor quase sempre quando vou manter relação sexual com minha namorada acabo gosando antes que ela .A mesma reclama para caramba que ,quse sempre deixo ela na mao.Por que isso acontece????Ha jeito para atrasas a ejaculação?\\nAguardo resposta\\nObrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Você está com um problema chamado de ejaculação precoce que, na maioria das vezes ocorre por ansiedade. Existem tratamentos para isso, que deve ser individualizado para cada indivíduo. É importante uma conversa com um médico, fazer um exame físico para, então, determinar o melhor tratamento.
03/15/2013 - alexsandro Pergunta: muito sofrimento "Doutor Aranha, meu caso é complicadissimo;sofri um acidente gravissimo a três anos.Uso a sonda mas ela fica localizada no lado esquerdo da regiao peuvica devido a cirurgia de emergencia que tive que fazer,doi muito pra trocar acredito que deve estar esbarrando em algum sistema nervoso mas vamos a minha grande pergunta meu medico Dr. Marcelo Cassine HC Ribeirao Preto estou com uma estenose de 4centimetros que não há mais volta,então fazer aquela cirugia de microno,colocar a apendis no lugar do umbigo pra sempre urinar por canudinho, minha bexiga pega só 200 ml maximo.Terei que fazer o aumento mas sinto vontade urinar quase normal,quando sinto vontade então abro a sonda.Não há mesmo esperança de tentarmos modificar isso? " foto-dr-aranha-footerResposta:
Antes de tudo, desculpe-me pela demora nesta resposta, pois só vi sua pergunta hoje. Realmente, seu caso é muito complicado, e imagino tenha havido uma grave fratura da sua bacia com uma consequente lesão extensa na uretra. Primeiro, tem que avaliar e confirmar a real capacidade da sua bexiga, se é somente 200ml ou acomoda um volume maior. O que o Dr. Cassine propõe é facilitar o esvaziamento da sua bexiga pela técnica de Mitrofanoff, que usa o apêndice do intestino para servir de túnel entre a bexiga e a pele do umbigo, tornando o esvaziamento fácil e indolor. Se há esperança em tentar modificar isso? Sem ver o caso detalhadamente e os exames, não tenho como te responder. Se você está em dúvida, sugiro que consiga uma segunda opinião aí pela região ou mesmo na cidade de São Paulo. Desejo a você boa sorte e que tudo se resolva da melhor maneira possível.
03/13/2013 - Cris Pergunta: Infertilidade "Doutor, meu esposo fez um espermograma e deu tudo 0%, tinha dizendo que não existe espermatozódes nem mortos, nem vivos na amostra. Isso quer dizer que não vamos poder ter filhos? " foto-dr-aranha-footerResposta:
Um espermograma zerado não quer dizer que não possa ter filhos. Deve-se investigar o motivo para estar sem espermatozóides e, se o problema for uma obstrução do deferente ou epidídimo e o seu esposo fabricar espermatozóides, pode-se corrigir o problema cirurgicamente ou partir para a coleta de espermatozóides e tentar uma fertilização em laboratório.
03/07/2013 - bismarck Pergunta: pênis torto "doutor tenho um pênis muito curvado para direita, tem como você me falar o procedimento correto!! " foto-dr-aranha-footerResposta:
Todo pênis é torto para um dos lados. Caso não esteja atrapalhando sua vida sexual, sugiro que não mexa nisso.
02/25/2013 - danilo Pergunta: salvador "oi doutor bom dia,tenho fimose gostaria de fazer a cirurgia,com o senhor so q eu tambem tenho uma curvatura muito acentuada no meu penis pra baixo como posso resolver esse problema,e se tem como resolver esse problema em uma cirurgia so" foto-dr-aranha-footerResposta:
A incisão para a cirurgia de fimose é a mesma para a correção da curvatura peniana, de forma que é possível resolver as duas ao mesmo tempo.
02/24/2013 - delminia Pergunta: pos cirurgia de varicocele "Boa noite Doutor\\nMeu marido operou-se ontem..... ficou 12horas deitado pos cirurgia, ao levantar pra tomar banho hj, sangrou a cirurgia, dai ele nao teve alta, o medico deixou ele mais 24 em observacao...esta inchado e escuro ( isso pelo que vi na net e normal) ele nao sente dor, a naso ser pra se levantar da cama ao ir ao banheiro..... mas e esse sangue???? estou preocupada.....sera que vcorre risco da cirurgia nao ter sucesso???? me ajuda....por favor.....quantos dias leva pra comecar a desinchar? sonhamos com filho :(\\nObrigada boa noite" foto-dr-aranha-footerResposta:
Creio que você deveria fazer todas essas perguntas ao médico que operou o seu marido, pois existem várias técnicas e acessos para a cirurgia de varicocele, de forma que, sem essas informações e sem ter participado da cirurgia, seria irresponsabilidade da minha parte emitir alguma informação podendo inclusive, confundi-la em relação ao que seu médico relatar. Boa sorte no pós-operatório e espero que realize o sonho de ser mãe!
02/22/2013 - José Santos Pergunta: Apos Cirugia de Fimose "Bom dia dr . Apos fazer cirugia de fimose , depois de 5 meses , ás vezes no local onde onde foi feita a cirugia, fica enchado e tem uma veruguinha,e não estar 100%, pensei que poderia ser quelóide . Gostaaria de saber o que é, e o que eu faço ? Abraços" foto-dr-aranha-footerResposta:
Pode ser uma verruga, como também pode ser sequelas da cicatrização. Recomendo que procure o médico que lhe operou para que ele examine e tire sua dúvida!
02/20/2013 - Patricio Pergunta: trauma na uretra posterior "fiz acidente e fraturo a bacia e trauma na uretra posterior. fui operado e xto com sonda na barriga, a 5 meses. ja se pode fazer a \\ncorrecção cirurgica ou tem q levar + tempo?" foto-dr-aranha-footerResposta:
5 meses é muito tempo. Atualmente, recomenda-se um intervalo máximo de 3 meses entre o traumatismo e a cirurgia pra reconstruir a uretra. Quanto mais o tempo passa, mais infecção a sua bexiga sofre podendo ficar com sequelas. Portanto, procure operar o mais rápido possível para se livrar desta sonda!
02/19/2013 - Matheus Pergunta: Atrofia do testiculo! "Boa noite doutor Alexandre,gostaria de esclarecer uma duvida simples,no mês de novembro de 2012 eu comecei um ciclo com esteroides anabólicos a base de testosterona (durateston e Deca durabolin) O fato é, depois que eu suspendi o uso no mês de dezembro, percebi uma atrofia do testiculo, o esquerdo principalmente, e senti uma queda na libido, queria saber se isso tem reversão e qual é o tratamento, se for o caso marcarei uma consulta com o senhor! Tenho 19 anos. Inclusive já fiz uma cirurgia de fimose com o senhor, rs! Aguardo a resposta, Agradeço desde já." foto-dr-aranha-footerResposta:
Primeira coisa a fazer é um exame de sangue para ver como estão suas taxas do hormônio Testosterona. Quando o homem começa a usar anabolizantes, que nada mais é do que testosterona artificial, os níveis do hormônio aumentam bastante levando aos efeitos de aumento de massa muscular e alguns outros. Quem fabrica a testosterona são os testículos e, como os níveis no sangue estão altos devido aos anabolizantes, os testículos entendem que não precisam mais produzir e a \"fábrica\" de testosterona fica temporariamente paralisada. Dependendo do tempo e da quantidade tomada, os testículos podem atrofiar de forma irreversível e o paciente ficar dependente da reposição da testosterona.
02/17/2013 - Ana Paula Pergunta: Duvidas "Tenho um menininho que completará 3 anos em abril,hoje tive que leva-lo ao medico por que ele estava com dores no pênis e estava inchado. Chegando lá ele disse que estava inflamado por causa da fimose que deixava restos da urina. Minha duvida. Como é o procedimento cirúrgico numa criança dessa idade? Que pode ocorrer de errado? Anestesia?\\nAflita com a possibilidade da anestesia." foto-dr-aranha-footerResposta:
Neste site, você pode ler mais a respeito da cirurgia de fimose na criança procurando o tema no TÓPICOS EM UROLOGIA. A cirurgia dura menos de 3 minutos e a anestesia é com gás anestésico de rápida duração, bastante segura e passando o efeito quando a criança deixa de inalar o gás. Desta forma, a criança desperta da anestesia assim que a cirurgia termina, estando pronta para ir para a sua residência com segurança.
02/08/2013 - fabricio dos anjos Pergunta: dor no testiculo "ola boa tarde sou fabricio de ves enquando sinto uma dor nun lado do meu saco escrotal lado esquerdo uma dor desconfortavel eu dou uma apalpada nele e sinto uma um negocio nele nao sei esplica o serto e fica dolorido passa uns dias para a dor depois volta a doer de novo e da uma leve dor em baixo da barriga do mesmo lado que doe o saco escrotal nao incha nao fica vermelho so fica dolorido e nao bati tambem estou preucupado oque pode ser sou fabricio tenho 24 anos obrigado espero que me ajude...." foto-dr-aranha-footerResposta:
Prezado Fabricio, dores testiculares têm causas variadas de forma que só poderei te ajudar a descobrir do que se trata fazendo um exame físico do seu saco escrotal.
02/07/2013 - Flávia Oliveira Pergunta: Calculo Renal "Estou com um cateter duplo J e ja faz dois meses, posso ter relação sexual?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Não tem problema, mas é bom perguntar ao urologista que colocou o cateter em você!
02/04/2013 - vitor Pergunta: Fimose "Tenho 21 anos e fimose de 3 grau, pois quando estou com o penis flacido, ele abre todo; apenas quando ereto que ele nao abre todo, fica apenas a cabeça pra fora, e nao abre mais que isso! Meu Urologista me recomendou o uso da postec, eu queria saber como proceder nas relações sexuais, se existe possibilidade de fazer sem camisinha, se nao tem problema fazer com o penis com pomada. Obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
A pomada é usada apenas à noite antes de dormir. Caso for ter relações sexuais, é só retirar a pomada antes.
01/25/2013 - Henrique Silva Pergunta: Informação "Dr. Fiz minha cirurgia de postectomia no mês de outubro, porem noto que meu pênis ainda apresenta excesso de pele quando ereto. O mesmo também apresenta uma curvatura para baixo. Gostaria de uma informação? refazer a cirurgia? o que fazer com a curvatura? sou da Bahia mas sempre estou em João Pessoa. E gostaria de esclarecer essa duvida para estar providenciando uma nova cirurgia para correção da mesma." foto-dr-aranha-footerResposta:
Sempre é importante deixar um pouco de pele na cirurgia de fimose para evitar que a pele fique sob tensão quando o pênis entrar em ereção. Quanto á curvatura, o tratamento é conservador caso ela não esteja dificultando as relações sexuais.
01/10/2013 - João Paulo Pergunta: Dúvida sobre parafimose "Dr. Eu fui operado de fimose já com 17 anos, com isso eu perdi a elasticidade da pele, ou seja, quando meu penis fica hereto a cabeça não sai para faro. é indicado no meu caso uma cirurgia? E a pele seria retirada toda ou só um pedaço? Pois com isso tenho uma sensibilidade muito grande no penis. e na hora da relaçã eu teria alguma dificuldade de peneração, devido a cabeça esta espoxta?\\n\\ngrato" foto-dr-aranha-footerResposta:
Uma vez que já tenha sido operado de fimose anteriormente, fica difícil opinar sem examinar, infelizmente.
01/04/2013 - ninnhho Pergunta: duvidas sexo "Boa tarde, tenho 30 anos e quero saber se é normal o pênis babar muito? Na relaçao, na mustarbaçao baba do mesmo jeito isso é normal?\\nTem haver com o tamanho do pênis? \\nTenho 19cm." foto-dr-aranha-footerResposta:
Durante as preliminares do sexo, a extremidade distal da uretra produz um líquido viscoso que tem como objetivo auxiliar na lubrificação do pênis para a penetração. A quantidade deste líquido lubrificante varia de homem para homem mas não tem nada a ver com o tamanho do pênis. Se esta \"babação\" é somente quando está excitado, então deve ser considerado normal.
01/03/2013 - Marlon Pergunta: Mancha na Glande "Olá Doutor. Tenho uma mancha redondinha com um pinta escura dentro, na parte alta da minha glande perto da abertura da uretra. Não doe, não coça, tenho 17 anos e ela é de nascença, tem o mesmo tamanho desde sempre, só desenvolveu junto com a glande peniana. Não gosto dela, é feia esteticamente. Quero saber se á um tratamento a laser para pigmentação ou clareadores em pomada que possam sumir com ela. Desde já, muito obrigado!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Deve ser um nevus, ou seja, um sinal. Um tratamento a laser seria a melhor opção para o seu caso, mas este procedimento quem realiza são os dermatologistas.
12/30/2012 - adriana Pergunta: bolas de esmegma "Boa noite Doutor, estou um pouco aflita, tenho um filho de 3 anos e nove meses, e há 1 semana observei uma pequena bolinha por baixo da pele próximo a glande dele na coloração branco-amarelada, como se fosse uma \\\"bola de pus\\\". não tem nenhuma outro sintoma, como ardência, dificuldade de urinar, odor fétido, saída de secreção. Como estamos em período de festas, a pediatra dele está em recesso, porém consegui contacta-la por tel. Ela me receitou Postec, durante 3 semanas, e disse q pode ser bola de esmegma, pois sua fimose ainda não saiu completamente. Mas ainda estou angustiada, será q é normal? quanto tempo leva para sair a tal \\\"bola de esmegma\\\". Aguardo sua resposta. Obrigada!!" foto-dr-aranha-footerResposta:
Realmente, a pediatra tem tudo para estar certa quanto à suspeita do diagnóstico. Noventa por cento das crianças do sexo masculino nascem com fimose, a qual vai se resolver de forma natural até os 5 anos de idade. O tratamento é realizado antes desta faixa etária nos casos de infecção urinária comprovada ou dificuldade para a urina sair. Entre a pele do prepúcio e a glande existe o acúmulo de sêbo que é denominado de esmegma. O esmegma é inofensivo na criança, mas no adulto pode causar infecções no pênis caso não seja removido diariamente. Este esmegma, na criança, pode se acumular em um determinado local, sendo possível vê-lo por transparência através do prepúcio. Se a criança não está reclamando de nada e está urinando bem, sugiro que se despreocupe, comece a passar o postec conforme orientado e aproveite as festas de final de ano. Feliz ano novo.
12/30/2012 - Yago Pergunta: FIMOSE "Doutor, boa noite! Tenho 24 anos, ja fiz a cirurgia da fimose quando eu tinha 3 anos e agora ela voltou! Preciso de sua ajuda pq isso me incomoda muito! " foto-dr-aranha-footerResposta:
Tem que avaliar o motivo pelo qual a fimose voltou, pois isso não é normal, além de que a avaliação é importante para verificar a quantidade de pele que ainda restou para uma possível segunda cirurgia. Somente examinando para dar um parecer mais preciso.
12/29/2012 - grimaldo Pergunta: tamanho "Dr. Tenho duvida sobre o tamnha do orgão masculino, muitos falam q tamanho não é doc......Quero saber se tem como almentar através de cirurgias, emplantes ou outro modo. " foto-dr-aranha-footerResposta:
Se tamanho é documento ou não, quem deverá responder são as mulheres; para umas o tamanho é importante, enquanto que para outras não é. O tamanho do pênis brasileiro em ereção é em torno de 13cm. Micropênis é o pênis com menos de 7cm em ereção. Até hoje, não foi desenvolvida nenhuma técnica realmente eficaz para aumentar o comprimento do pênis. O implante de próteses é para homens com impotência grave, mas não deixam o pênis maior do que era quando o paciente tinha ereções.
12/29/2012 - António Costa Pergunta: Dúvida sobre fimose em adulto "Caro Dr. Tenho 46 anos e há algum tempo a esta parte tenho tido muita dificuldade na retração da pele que cobre a glande do pénis e a mesma chegou mesmo a infetar e causar dores usei canesten e consegui estabilizar. No entanto o problema da pele que une o prepucio mantem e causa muito incomodo nomeadamente nas relações com minha esposa ! Que aconselha ? Acha que o uso de Postec solucionará meu caso ? Tenho muita vergonha de ir no medico com esta idade o que me está também a constrangir imenso neste meu problema que tenho de resolver bem rapidinho. Obrigado." foto-dr-aranha-footerResposta:
Muita gente acha que somente crianças têm fimose. Na verdade, o adulto também pode apresentar esta doença que se caracteriza pela dificuldade ou impossibilidade de puxar o prepúcio para trás e expor a glande, seja no estado de flacidez ou quando o pênis está em ereção. Quando a fimose aparece no adulto, ou o mesmo já tinha desde criança ou desenvolveu. No adulto, a primeira providência é excluir o diabete fazendo um exame de glicemia no sangue, pois o diabete pode causar inflamações no prepúcio que levam a fimose. No seu caso, Antonio, você tem que perder a vergonha e mostrar o pênis para um urologista de sua confiança para que o mesmo avalie e defina qual o melhor tratamento. A pomada POSTEC não funciona no adulto, mas se a fimose for uma situação aguda pode resolver com alguma outra pomada ou medicação via oral. Realmente, somente avaliando e examinando para dar a melhor orientação.
12/17/2012 - Miroke Pergunta: Sensibilidade na Glande "Doutor,\\nSempre tive uma sensibilidade na glande completamente acima do normal... sendo impossível qualquer contato direto, atrito ou uso de preservativo. Aliado ao fato de fimose severa e freio muito curto, na casa dos meus 20 e poucos anos realizei a tradicional cirurgia de postectomia.\\nFoi a partir desse dia que meus pesadelos começaram.\\nA sensibilidade continua muito alta, e a sensação de incômodo, dor e sofrimento se tornaram meu cotidiano durante 24 horas por dia... já que agora não possuo meu precioso prepúcio de proteção.\\nMais de 1 ano se passou, e pra conseguir sobreviver ando com Band-Aids e Gazes enroladas na glande, porém isso só alivia 50% do meu sofrimento.\\nEstou pensando em amputação, enxerto de pele ou qualquer técnica que possa cobrir minha glande novamente de alguma forma.\\nExiste alguma outra solução?" foto-dr-aranha-footerResposta:
O prepúcio é importante para manter a sensibilidade prazerosa da glande do pênis e a sua remoção, deixando a glande continuamente exposta e em contato com as roupas íntimas, reduzirão esta sensibilidade. Não entendo porque sua sensibilidade ainda está muito acentuada mesmo depois da cirurgia de fimose. A pele retirada não tem como retornar, apesar de que recobrir a glande não resolveria seu problema. A melhor alternativa seria deixar a natureza resolver, esquecendo que o pênis existe e deixando a glande exposta e em contato com as roupas íntimas, pijamas etc...
12/16/2012 - latrew Pergunta: fimose "Atualmente em media quanto esta o valor de uma cirurgia de fimose ?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Os valores de todas as cirurgias são justos e acessíveis. As resoluções do CRM nos impede de divulgar valores de procedimentos cirúrgicos ao público. Ligue-me ao celular que eu te passo o valor. 88912697 (oi) - 93422022 (claro) ou no 96508841 (tim).
12/04/2012 - Ricardo Almeida Pergunta: Quero saber se pode ser uma doença? "Dr. nao sei se ja tinha ou me dei conta recetemente, mas notei uma pinta vermelha na glande do meu lado esquerdo que parace uma picada de mosquito na pele, ok? só q nao coça e nem arde! pode ser alguma DST?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Pela história me parece ser apenas um nervus (sinal). Recomendo observar e analisar a evolução desta pinta vermelha. Caso comece a incomodar o cresça, recomendo que tire a dúvida com um urologista.
11/26/2012 - isacmartins Pergunta: prepúcio apertado "Oi, Dr. Infelizmente moro muito longe de você, por isso não farei a pergunta pessoalmente em uma consulta.Ocorre que não tenho fimose e tenho a impressão que não tenho freio curto, porém meu prepúcio é apertado. Em uma ereção, é quase impossível eu descobrir a glande ou, caso ela já esteja descoberta, recobri-la.O sr. sabe o que devo fazer? Não gostaria de fazer uma circuncisão pois acredito que não é necessário. Qual sua opinião? Obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Faltou apenas a idade. Se sempre foi assim, é provável que você tenha uma fimose congênita (de nascença). Se surgiu recentemente, é importante afastar o diabete como causa da fimose. De todo jeito, seu caso representa uma indicação absoluta de cirurgia pois certamente suas relações sexuais não devem ser naturais com a pele descobrindo a glande de maneira fácil e sem dificuldades. A tendência, caso não opere, é que sejam gerados processos inflamatórios com a redução ainda maior do espaço que já está estreitado. Infelizmente, não existem cremes ou outro meio de resolver seu problemas e, depois da cirurgia, certamente você irá se arrepender por não tê-la feito antes quando descobriu o problema.
11/24/2012 - Manuel dos Santos Pergunta: Tratamento de Varicocelo "Então porque será que os médicos que me têm visto não tratam meu Varicocelo? O meu testiculo esquerdo que já foi operado 2 vezes, agora praticamente já não existe, pois eu consigo fechar totalmente a minha mão em cima dele que não encontro já nenhuma gonoda, apenas veias varicosas que conseguiram triunfar e vencer. Meu testiculo direito tem um varicocelo ainda no inicio e já me doi, mas os médicos não me fazem nada, porquê?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Infelizmente, não posso responder pelos outros médicos, somente por mim. Abraço.
11/11/2012 - Edijane Montenegro Pergunta: o freio peniano rompeu! "boa noite, o freio peniano do meu esposo rompeu, não totalmente e o uroligista disse que nao precisava de cirurgia, era so lavar o penis com sabonete de aroeira e tomar ibuprofeno por 10 dias e nao ter relações por 15 dias, esta correto???? obrigada pela atenção" foto-dr-aranha-footerResposta:
Prezada Edijane, o rompimento parcial do freio do prepúcio pode cicatrizar de maneira total com retorno normal às relações sexuais, como também pode acontecer a dificuldade de cicatrização levando a novas rupturas. Isso varia de paciente para paciente e depende também das características do freio. Quando cicatrizar, recomendo voltar a ter relações sexuais, mas a penetração ocorrendo com bastante lubrificação.
11/01/2012 - Manuel dos Santos Pergunta: Tratamento para Varicocelo? "Tenho varicocelo bilateral e tenho 54 anos e os medicos que me têm visto nem sequer me falam em tratamento, simplesmente, desprezo total, isto fica assim?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Prezado Manuel, o tratamento da varicocele é por cirurgia e as indicações principais de tratamento são a infertilidade, dor testicular e redução no volume do testículo. Caso você não se enquadre nestas indicações, não precisa de tratamento.
10/21/2012 - saulo Pergunta: prostata "ola boa tarde,eu to meio desesperado e nao sei como agir,eu comecei a sentir dores entre os testiculos e anus a 8 meses,fui a 2 urologistas,fizeram o toque na prostata e doeu bem da primeira vez e da segunda pouco menos,o 1° disse que era prostatite cronica sem fazer exames nenhum,me deu antibioticos,nao resolveu tomei outro nao resolveu,no 2° ele pediu cultura de urina e semen,deu negativo para bacteria,me passou um antiflamatorio e um especifico pra prostata,nada tb ate parei no caminho pq meu sistema imune deve ate ta abalado de tanto remedio,nesse meio tempo entre os dois medicos tomei por conta propria 2 caixas de bactrin,melhorou mais quando acabei de tomar passou 5 dias e voltou,atualmente tomo um leite de planta misturado na agua chamado avelos.mais tb nao vi nada,que sera que tenho doutor,eles disseram que minha prostata tava normal porem dolorida,tenho medo de ser cancer ou coisa parecida." foto-dr-aranha-footerResposta:
Prezado Saulo, as prostatites crônicas podem se manifestar de diversas formas, tais como dores no abdome inferior, dores ao ejacular, dores no pênis ou mesmo dores na região perineal, que é a região entre os testículo e o ânus, semelhantes às dores que você refere e que já duram, no seu caso, 8 meses. Apenas o quadro de dor perineal não é suficiente para concluir que você tenha prostatite crônica, sendo necessários outros exames e a respostas a algumas perguntas realizadas pelo urologista. Tais doenças são ainda intrigantes para os urologistas e, muitas vezes, difíceis de diagnosticar e tratar pois não existe um exame específico que possa nos dizer com certeza de que se trata de uma prostatite crônica, ou seja, o diagnóstico é suspeitado apenas pelas queixas do paciente, o toque retal e a própria experiência do urologista, diferentemente do câncer da próstata, em que temos exames realmente específicos e sensíveis, como o PSA, o toque retal e a ultrassonografia que dificilmente deixariam escapar um diagnóstico de doença maligna. Pacientes com queixa única de dor perineal que foram tratados como prostatite crônica e que não obtiveram melhoras devem fazer uma consulta com um proctologista para afastar outros problemas como a síndrome dos elevadores do ânus. Portanto, um toque retal bem feito é extremamente importante para o urologista definir se a região dolorida durante o toque é na próstata ou na musculatura vizinha e representada pelos músculos elevadores do ânus.
10/15/2012 - Junio Cesar Martins Pergunta: Duvidas sobre meu penis "Ola Tenho 31 anos meu penis mede 13cm acho que tem um pouco de freio no penis gostaria de mandar algumas fotos para o Dr olhar. Posso. Junio Obrigado" foto-dr-aranha-footerResposta:
Pode enviar suas fotos para o meu e-mail doutoraranha@hotmail.com para que eu possa te ajudar a tirar quaisquer dúvidas que você tenha!
10/15/2012 - Oscar Montenegro Pergunta: Reposição hormonal "Quando estah indicado a administração de testosterona ?" foto-dr-aranha-footerResposta:
Prezado Sr. Oscar Montenegro, a reposição de testosterona em homens adultos está indicada quando o paciente está sofrendo dos sintomas da andropausa juntamente com a confirmação no exame de sangue que os níveis de testosterona estejam abaixo do normal. Os principais sintomas da andropausa são a perda da vontade de fazer sexo, ganho de peso principalmente pela perda de massa muscular e acúmulo da gordura abdominal, indisposição para as atividades diárias, irritabilidade e osteoporose. É importante excluir outras doenças que podem causar alguns destes sintomas, sobretudo a depressão, a qual tem sido muito frequente na atualidade. Diante da suspeita a partir dos sintomas referidos, um exame para dosar os níveis de testosterona no sangue pode confirmar o diagnóstico, justificando então a reposição. A reposição dos hormônios masculinos somente é realizada por injeções, cuja frequência de aplicação pode ser a cada 15 dias ou a cada 90 dias, dependendo do bolso do cliente, já que esta última custa bem mais que a primeira. Por último, antes de iniciar a reposição, é importante afastar qualquer possibilidade de câncer de próstata.

Perguntas desativadas temporariamente
Por motivos de congestionamentos pelo excesso de perguntas, este serviço foi temporariamente suspenso.

Perguntas e respostas

Fechar

Sua Pergunta foi enviada!

Preencha o formulário a seguir.

Nome *
E-mail *
Site (include http://)
Título *
Pergunte *

Quando o Doutor responder, sua pergunta APARECERÁ PÚBLICA na página de perguntas e respostas.

* Campo requerido