O exame de próstata

Considerado ainda um tabu por parte dos homens, o toque retal para prevenir o câncer da próstata é motivo de curiosidade por quem ainda não passou pelo exame. Sendo assim, redigi este artigo ilustrado e em forma de perguntas para esclarecer dúvidas que cercam a realização deste importante exame de prevenção.
1) Qual posição o paciente fica para realizar o exame? As posições são variadas; no meu consultório, prefiro a posição deitada com a barriga para cima e os joelhos fletidos (posição III na figura abaixo) por acreditar que seja mais cômodo e menos constrangedor para o paciente, além de permitir um alcance melhor de toda a superfície da próstata. Uma maca para o paciente deitar é imprescindível, a qual deve ser limpa com álcool e coberta por papel toalha antes da realização do exame.

position

2) Qual dedo da mão o médico utiliza para realizar o exame? Qualquer que seja a posição do paciente, o exame é realizado com o dedo indicador pois permite uma melhor sensibilidade e um grau maior de flexibilidade para alcançar todos os lados da próstata. Logicamente, a mão do examinador deve estar vestida com uma luva de procedimento do tipo hospitalar.

2015-01-15 16.22.31

3) Qual o melhor lubrificante para realizar o exame? Vários são os tipos de lubrificantes para facilitar e reduzir o incômodo do exame, não causando dores na penetração. No meu consultório, utilizo lubrificantes íntimos à base de água pois facilitam depois a remoção. Lubrificantes do tipo vaselina líquida ou pastosa, muito comuns nos serviços públicos, devem ser evitados por serem gordurosos, aderirem à pele e dificultarem, portanto, a remoção.

artigo toque intragel

Etiquetas:, , , , , , ,

Autor

Dr. Alexandre Dr. Aranha

Dr. Alexandre Aranha Trigueiro é médico formado pela UFPB em 1997, com pós-graduação em cirurgia geral e urologia, mais de 10 anos consecutivos de experiência e milhares de cirurgias abertas, endoscópicas e laparoscópicas realizadas...

Curriculo
  • 20 Jan 2015
  • 3.576 visualizações
  • Arquivado em:

Perguntas e respostas

Fechar

Sua Pergunta foi enviada!

Preencha o formulário a seguir.

Nome *
E-mail *
Site (include http://)
Título *
Pergunte *

Quando o Doutor responder, sua pergunta APARECERÁ PÚBLICA na página de perguntas e respostas.

* Campo requerido