Notebook com Wi-Fi provoca infertilidade

Estudo realizado em dois centros de reprodução, sendo um na Argentina e outro nos EUA, e publicado no mês de setembro de 2012 na revista Fertil Steril, avaliou quais os efeitos que os notebooks conectados a internet sem fio (Wi-Fi)  podem causar nos espermatozóides humanos.

Para o estudo, 29 homens com espermogramas normais foram expostos a um notebook conectado a uma rede Wi-Fi de internet durante 4 horas, enquanto outro grupo, utilizado como controle comparativo, foram expostos a um notebook sem qualquer conexão.

Os parâmetros avaliados foram a motilidade os espermatozóides, sua viabilidade e a fragmentação do DNA.

O resultado foi que amostras dos doadores de esperma, principalmente expostos  durante quatro horas a um laptop conectado à internet sem fio mostraram uma significativa diminuição da motilidade dos espermatozóides e um aumento progressivo na fragmentação dos seus DNA. Os níveis de espermatozóides mortos não apresentaram diferenças significativas entre os dois grupos.

Como conclusão, os autores especulam que manter um laptop conectado sem fio à Internet no colo perto dos testículos pode resultar em diminuição da fertilidade masculina, sendo este um efeito não térmico.

Na dúvida, fica o alerta aos homens que estão querendo engravidar suas parceiras.

Fonte:

Fertil Steril

Use of laptop computers connected to internet through Wi-Fi decreases
human sperm motility and increases sperm DNA fragmentation

Etiquetas:, , , , , , , , ,

Autor

Dr. Alexandre Dr. Aranha

Dr. Alexandre Aranha Trigueiro é médico formado pela UFPB em 1997, com pós-graduação em cirurgia geral e urologia, mais de 10 anos consecutivos de experiência e milhares de cirurgias abertas, endoscópicas e laparoscópicas realizadas...

Curriculo

Perguntas e respostas

Fechar

Sua Pergunta foi enviada!

Preencha o formulário a seguir.

Nome *
E-mail *
Site (include http://)
Título *
Pergunte *

Quando o Doutor responder, sua pergunta APARECERÁ PÚBLICA na página de perguntas e respostas.

* Campo requerido