Hiperplasia prostática benigna

hiperplasia

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Basicamente, três doenças podem surgir na próstata: a infecção da próstata, o aumento benigno da próstata e o câncer da próstata, podendo acontecer de o paciente ter as três doenças ao mesmo tempo. O aumento benigno da próstata é uma doença chamada de Hiperplasia Benigna, sendo bem mais comum do que o próprio câncer da próstata.

Se o leitor já viu algum homem carregando uma sacola de urina,  ele certamente está com uma sonda na uretra por não conseguir urinar espontaneamente. Na maioria das vezes a causa é o aumento benigno da próstata que obstrui a saída da bexiga.

Apesar de o Câncer da Próstata ser a doença mais conhecida, a Hiperplasia da Próstata é muito mais frequente e responsável pela maioria das retenções de urina que levam o paciente a um pronto-socorro para extrair a urina através de uma sonda.

Aos 30 anos de idade, a próstata tem um volume de cerca de 20g. A partir de então, ela pode começar a crescer e atingir grandes volumes que levam a dificuldade para urinar. Veja na figura abaixo a comparação entre uma próstata normal e uma com Hiperplasia Benigna.

Quando a próstata está comprometida pela Hiperplasia Benigna, o homem pode ter os seguintes sintomas:

  • Jato urinário cada vez mais fraco
  • Dificuldade ou demora para iniciar a micção
  • Esforço para urinar
  • Necessidade frequente de urinar
  • Acordar à noite para urinar
  • Jato urinário interrompido várias vezes
  • Sangue na urina
  • Dor ou ardência no canal da urina
  • Ter que correr pra urinar quando surge a vontade
  • Sensação de que não esvaziou a urina
  • Gotejamento depois de terminar de urinar

Os pacientes que apresentam esses sintomas têm sua qualidade de vida prejudicada. Caso não façam tratamento, pode evoluir com complicações graves tais como infecções urinárias, formação de cálculos na bexiga e insuficiência renal. A vida sexual também é afetada

É POSSÍVEL EVITAR?

Porque a próstata aumenta com a idade é um processo que não é muito bem compreendido. Imagina-se que o motivo seja uma combinação de fatores relacionados á hereditariedade, tendência genética, efeitos hormonais e consequências de estilos de vida e alimentação desequilibrada.

Após constatar que a grande maioria dos homens que me procuram para fazer o primeiro exame da próstata já estão apresentando crescimento da glândula, nos últimos anos eu tenho me dedicado ao estudo da prevenção da Hiperplasia da Próstata, com importantes descobertas nos campos do estilo de vida e alimentação saudável. Tenho me certificado de que é possível, através de algumas medidas, evitar ou reduzir ao máximo o crescimento da próstata com a idade.

Depois de todos esses anos de atividade urológica e percebendo a grande maioria dos homens chegando aos 40 anos com a próstata crescida, tenho me convencido de que a prevenção das doenças da próstata não começam aos 40 anos e nem tão pouco se resume a fazer exames. A prevenção deve ser algo consciente e buscado de forma ativa pelo homem o mais cedo possível, de preferência desde a adolescência.

TRATAMENTO

Caso o tratamento medicamentoso associado a mudanças na alimentação estilo de vida não sejam eficientes na redução da Hiperplasia Prostática Benigna, o tratamento cirúrgico estará indicado, podendo ser realizado pela via tradicional aberta ou por videoendoscopia.

Mais sugestões

Scroll Up