Hérnia inguinal

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que é hérnia inguinal

A hérnia inguinal é uma condição na qual a gordura intra-abdominal ou parte do intestino delgado forma protuberância através de uma área fraca nos músculos abdominais inferiores. Uma hérnia inguinal ocorre na virilha. Esse tipo de hérnia é chama inguinal porque gordura ou parte do intestino desliza através de uma área fraca no anel inguinal, a abertura do canal inguinal. Uma hérnia inguinal aparece como uma protuberância em uma ou ambas as partes da virilha. A hérnia inguinal ocorre a qualquer momento desde a infância até a vida adulta, e é bem mais comum em homens do que em mulheres. Hérnia inguinal tende a ficar maior com o tempo.

Causas e tipos de hérnia inguinal

Os dois tipos de hérnia inguinal têm causas diferentes. Os tipos dão hérnia inguinal direta e hérnia inguinal indireta.

Hérnia inguinal indireta

A hérnia inguinal indireta é congênita e bem mais comum em homens do que em mulheres por causa da forma como fetos masculinos se desenvolvem no útero. Hérnia indiretas são o tipo mais comum de hérnia. Bebês prematuros têm risco maior para hérnia inguinal porque há menos tempo para o canal inguinal fechar.

Hérnia inguinal direta

A hérnia inguinal direta é causada pela degeneração do tecido conectivo dos músculos abdominais, a qual ocasiona fraqueza muscular durante a fase adulta. Hérnia inguinal direta ocorre somente em homens. A hérnia direta se desenvolve gradualmente em decorrência do estresse contínuo sobre os músculos.

Um o mais dos seguintes fatores pode causar pressão nos músculos abdominais e piorar a hérnia:
* Torções súbitas ou estiramentos musculares.
* Suspender objetos pesados.
* Fazer força no banheiro devido a prisão de ventre.
* Ganho de peso.
* Tosse crônica.

As hérnias diretas e indiretas geralmente deslizam espontaneamente através do canal inguinal e pode freqüentemente mover de volta ao abdômen com massagem suave.

Sintomas da hérnia inguinal

Os sintomas da hérnia inguinal incluem:
* Pequeno volume em um ou ambos os lados da virilhas que pode crescer de tamanho ou desaparecer ao deitar. Em homens a hérnia inguinal pode apresentar como um escroto inchado ou aumentado.
* Desconforto ou dor aguda, especialmente ao fazer força, que melhora ao descansar.
* Sensação de fraqueza ou pressão na virilha.
* Sensação de queimação ou dor na protuberância.

Hérnias inguinais encarceradas ou estranguladas

Uma hérnia inguinal encarcerada é aquela que fica presa na virilha ou escroto e não pode ser massageada de volta ao abdômen. Hérnia inguinal encarcerada é ocasionada pelo inchaço e pode levar a hérnia estrangulada, na qual o suprimento de sangue ao intestino delgado pode ser ameaçado. Hérnia inguinal estrangulada é uma condição médica séria que requer atendimento médico imediato.

Os sintomas de hérnia inguinal estrangulada incluem:
* Sensibilidade extrema e vermelhidão na área da protuberância.
* Dor súbita que piora em curto espaço de tempo.
* Febre.
* Batimento cardíaco acelerado.

Se não for tratada, hérnia inguinal estrangulada também pode provocar náusea, vômito e infecção severa. Se a cirurgia não for feita rapidamente, a hérnia inguinal estrangulada pode ser ameaça à vida, e o intestino afetado pode morrer.

Mais sugestões

Scroll Up