Mais de 40 anos? Previna-se do câncer de próstata

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

câncer de próstata surge quando as células da próstata passam a se multiplicar de forma descontrolada, levando a formação de um tumor. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, se espalhar pelo corpo e levar à morte. Porém, a maioria dos cânceres de próstata cresce de forma lenta, dando tempo de fazer o tratamento que leva à cura.

Então, o exame de próstata uma vez por ano é importante por dois motivos: porque o câncer da próstata é um dos tumores mais frequentes no homem e porque a chance de cura é grande quando descoberto na fase inicial. Nesta fase inicial, com o tumor pequeno, o paciente não tem sintomas, sendo esta a razão pela qual muitos homens não fazem o exame de próstata; preferem esperar por algum sintoma, que só surge quando o tumor está numa fase avançada, onde a cura é mais difícil.
A prevenção do câncer da próstata é feito com o PSA (exame de sangue) seguido pelo toque retal. O toque retal é muito importante porque o urologista desliza o dedo na superfície da próstata à procura de algum endurecimento ou nódulo suspeito.

Mais sugestões

Scroll Up